sábado, 4 de julho de 2009

Des Films Francophones

Há belos filmes em língua francesa. Infelizmente não temos muita informação sobre eles. Nos cinemas, a menos que seja um filme bem comercial como "La môme" ou "Ratatouille", os filmes são na maior parte americanos.
Neste espaço, recomendarei alguns filmes franceses imperdíveis pra quem gosta de um bom filme:

Não poderia começar melhor. Sensível, poético e belo,"Le huitième jour" é um filme lindo. Daniel Auteuil dá um show de interpretação.
O filme trata a síndrome de down de forma bonita, com uma história cheia de lirismo.


Train de vie = Trem da vida.
"Em 1941, um vilarejo na Europa Ocidental recebe o alerta de que os nazistas estão chegando para deportar todos os judeus. Quem dá a notícia é Schlomo, o bobo da aldeia, que é o único capaz de sugerir uma saída: os próprios habitantes irão forjar um trem nazista, interpretando eles mesmos os alemães, os maquinistas e os deportados. Antes da chegada dos verdadeiros nazistas, o trem parte com destino à Terra Prometida. Tudo vai conforme planejado, exceto pelo fato de que as encenações começam a ficar cada vez mais realistas. Os nazistas se tornam mais autoritários; os deportados começam a tramar uma rebelião contra seus falsos algozes, e outros se declaram comunistas, querendo lutar contra os fascistas, os burgueses e os imperialistas.
Vencedor de inúmeos prêmios em todo o mundo, O Trem da Vida é um dos melhores filmes dos últimos tempos sobre o Holocausto. Tanto que teria servido de inspiração para Roberto Benigni realizar A Vida É Bela."
Belíssimo esse filme. Se não fosse trágico, seria cômico.


"Uma família assolada pela loucura. Um pai obcecado com a saúde dos intestinos da família, um irmão cujos exercícios de musculação mal conseguem esconder seu medo das pessoas, duas irmãs que passam cada vez mais tempo em uma enfermaria psiquiátrica, e um avô, o responsável pelo fracasso genético da família. Léolo, o personagem principal, é cada vez mais afundado nessa insanidade. Mas através da liberdade e da imaginação, consegue viver uma vida dentro de si mesmo. Uma obra-prima poética e um dos filmes mais emblemáticos da década de 90."
Esse filme me tocou na época em que o vi. Belíssimo! Um filme Québecois de Jean-Claude Lauzon.

Não só de filmes profundos é o cinema francês. Há algumas comédias deliciosas.

Adoooooooro esse filme! Uma comédia verdadeiramente deliciosa.
"Todas as quartas-feiras, Pierre Brochant e seus amigos organizam um jantar no qual cada um deve levar um 'idiota'. Aquele que encontrar o mais interessante é o vencedor. Uma noite, Brochant tem certeza de que encontrou uma pérola rara, um idiota sem igual: Francois Pignon. Porém, o que ele não sabe, é que Pignon é mestre em criar confusões."


Thomas est amoureux é um filme singular. Toda estória se passa na tela de um computador.
"Grand Prix du Festival de Gerardmer, Fantastic'Art 2001
Thomas, 32 anos, sofre de agorafobia e seu contato com o mundo exterior é pela internet. Mas ele é solitário, sua parceira virtual não lhe satisfaz mais. Prostitutas virtuais, clube de encontros virtuais, até que encontra Eva, uma marginal como ele..."

Un peu de comédie/Um poco de comédia:

Ruby n'a qu'une idée en tête : se venger de l'homme qui a assassiné la femme qu'il aimait.
"Quentin n'a en tête que très peu de neurones. Juste assez pour être d'une grande gentillesse et d'une bêtise à entrer dans le Livre des Records.
Les chemins des deux hommes vont se croiser, celui du dur qui n'est que désir de meurtre et celui du simple qui tutoie les anges.
La gentillesse catastrophique de Quentin parviendra-t-elle à désamorcer la violence meurtrière de Ruby, c'est le sujet de Tais-toi !."
Simplesmente adoro esse filem. Adoro Gérard Depardieu na comédia. Ele está maravilhosamente hilário nesse filme!

Un petit homme râleur très drôle! Il n'a pas de patience, il est toujours de mauvaise humeur. Ça c'est Louis de Funès.
###
Um homenzinho rabugento muito engraçado. Ele não tem nenhuma paciencia e tá sempre de mau humor. Eu apresento Louis de Funès.



"Primeira parte de uma história que se passa na zona rural francesa nos anos 1920. Ugolin e seu padrinho Cezar são os últimos da imponente família Soubeyran. Ugolin tem apenas uma ambição na vida: criar cravos, e para isso, precisa de um bom terreno com bastante água, raro na região. Os Soubeyran propõem a Pique-Bouffige, dono de uma nascente abandonada, vender-lhes a terra, mas este se recusa e sofre um acidente mortal durante a briga que se sucede. O herdeiro é seu sobrinho, Jean de Florette, que se muda para a fazenda. Os Soubeyran, conhecendo a localização da nascente, bloqueiam-na para que Jean não possa usá-la e forçar-lhe a vender-lhes a terra por um preço menor."
Grandes nomes do cinema francês, como Daniel Auteuil, Gérard Depardieu e Yves Montand, participaram desse filme, que foi baseado no livro de Marcel Pagnol.


Belo filme baseado na extraordinária obra de Marcel Proust: "À la recherche du temps perdu". Imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário